terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

FORRÓ VERDADEIRO ESTÁ EM PROCESSO DE EXTINÇÃO!

O caso exige uma reflexão... Onde quer que a gente vá Nordeste adentro, só se ouve porcaria. Ninguém pode mais tomar um chop ou comer uma carne de sol com baião de dois sossegado. Pra todo lado que a gente se vira, tem FORRUIM... Tem zoada da pior qualidade a estuprar os nossos tímpanos. E a mídia (como sempre tem feito) conspira a favor desse processo de alienação.

Com a morte de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês, João do Vale, Severino Januário, Zé Gonzaga, Elino Julião, Sivuca e outros mestres o verdadeiro forró encontra-se em processo de extinção. Da turma antiga ainda temos em plena atividade os mestres JOÃO SILVA, CHIQUINHA GONZAGA (irmã do Rei), DOMINGUINHOS, GENIVAL LACERDA e ZÉ CALIXTO... Mas até quando? Da turma que fazia o chamado FORRÓ DUPLO SENTIDO, considerado imoral nas décadas de 1970/80 ainda temos em atividade GENIVAL LACERDA, JOÃO GONÇALVES, MESSIAS HOLANDA, EDSON DUARTE, ZÉNILTON... Hoje suas letras parecem inocentes e inofensivas, até porque eles contavam toda uma história para sugerir algum termo erotizado. Hoje não, a pancada é direta, na moleira: "Ela tá bêbada, doida... tá bêbada, tá doida!" "Chupa que é de uva" "É rapariga, é cabaré, é bagaceira..."
Dos novos forrozeiros, que seguem a escola dos mestres, temos FLÁVIO JOSÉ, TOM OLIVEIRA, BETO BRITTO, MARCUS LUCENNA, ALCYMAR MONTEIRO dentre outros. A resistencia do TRIO NORDESTINO, com os filhos e um neto dos ex-integrantes é comovente, mas não vai salvar o forró desse processo de descaracterização.
O esquema montado pelas bandas de FORRUIM é criminoso! Um produtor de forró que prefiro não identificar garantiu-me que as grandes bandas financiam os "paredões de som" para distribuir sua merda gratuitamente e alienar a juventude nas capitais e principais cidades do interior nordestino. O lucro virá certo e calculado nas centenas de shows que farão a partir da difusão destes "sucessos" pré-fabricados. As letras são deploráveis e tendem sempre a fazer apologia à prostituição, à bebida, às drogas e à infidelidade conjugal. Letras de qualidade são descartadas pelas novas bandas, garantiu-me esse compositor. O público já se acostumou com a baixaria e não admite outra coisa. De três e três meses sai um disco novo, mas a porcaria, nem vai pras lojas... vai direto para os camelôs para ser "vendido" a R$ 1,00. Ou vai ser distribuído de graça pelos donos dos tais "paredões", verdadeiros "laranjas" do esquemão montado pelas bandas de FORRUIM. Qual o artista que faz um trabalho sério e honesto que poderá competir com essa máfia?Enquanto isso, um disco de DOMINGUINHOS, CHIQUINHA GONZAGA ou JOÃO SILVA custa no mínimo R$ 20,00, porque o artista leva seu público a sério e gravou um produto de qualidade, com grandes arranjos e músicos de alto quilate. Essa música bem feita não chega aos meios de comunicação. A juventude vai engolindo na praça o que vem "de graça", através dos "paredões". As rádios e TV's támbém são compradas. Aliciadas por esse esquema horrível. A verdadeira música nordestina está correndo risco de extinção por causa desse esquema pesado armado pelos empresários das bandas de FORRUIM, mazela que persiste há mais de 15 anos!

FOMTE:fotolog.terra .com.br



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...